quarta-feira, 6 de abril de 2011

POR QUE AS ESCOLAS DEVEM ENSINAR FILOSOFIA E SOCIOLOGIA?...

POR QUE AS ESCOLAS DEVEM ENSINAR FILOSOFIA E SOCIOLOGIA?...
MARIA ELZA BRESOLIN
Profª. Da Casa Familiar Rural

(...)"dizemos que o pensamento humano é o único, pois demonstrou ser capaz de transformar a experiência vivida em discurso com significado e de assim transmiti-la aos demais seres de sua espécie e a seus descendentes". (COSTA, p.13. 1997)

Constatou-se necessário o ensino de Filosofia em todo o Brasil porque ajuda os alunos a pensarem e centralizarem as idéias aprimorando o raciocínio. Já a Sociologia tem função de despertar o sentimento cívico, proporcionando orientação e base para o ser humano tornando-o mais consciente dos problemas e das desigualdades da sociedade.
A Sociologia e a Filosofia foram retiradas das escolas pelo governo da Ditadura Militar, tendo em mente que precisavam de pessoas submissas, acríticas, para serem manipuladas com mais facilidade aos interesses dos governantes que se beneficiavam com a miséria desta população. Estas disciplinas eram vistas como perigosas porque favoreciam ambientes e espaços para discutir e refletir sobre os problemas do Brasil, como: pobreza, violência, falta de condições de moradia, saúde e educação, entre outros. No lugar destas disciplinas foram inseridas outras duas: Educação Moral e Cívica (EMC) e Organização Social e Política do Brasil (OSPB). Estas de cunho patriótico, não abriam espaços para críticas e contextualização da realidade.

Os sociólogos e filósofos lutaram para que estas disciplinas voltassem as escolas como obrigatórias no Ensino Médio, porque hoje existe uma predominância do individualismo e esquecemos que a nossa vida é a nossa liberdade e passamos muitas vezes a interferir na vida do outro. A liberdade hoje deve ser trabalhada para que o jovem entenda como sendo um equilíbrio entre o direito e o dever. Contudo, dizemos hoje que os direitos sem deveres podem se transformar em anarquia e o os deveres sem direitos podem se transformar em sujeição ou escravidão.
Apesar do povo brasileiro ter vivido a ditadura militar, o jovem de hoje denuncia a sua conduta no dia a dia. Por isso, o aluno deve ter em mente que os interesses e atitudes pessoais devem corresponder aos da coletividade, passando assim a compreender, valorizar e exercitar as noções de ética, democracia e solidariedade muito mais cedo. Com isso, quando na juventude aprendemos a sabedoria dos mais velhos, menos problemas teremos no futuro.
Para concluir, não podemos responsabilizar a implantação das disciplinas de Sociologia e Filosofia como “uma solução” para as atitudes e problemas sociais. Mas, devemos ver como uma tentativa que surge para ensinar a refletir... e, com isso os nossos jovens formandos em “Técnico em Agropecuária” possam viver cada vez melhor tomando como base o que aprenderam.

Referências: 
COSTA. Cristina. Sociologia. Introdução à ciência da sociedade.2.ed. São Paulo: Moderna, 1997.

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