quarta-feira, 6 de abril de 2011

Radioatividade


Radioatividade

Com acidentes como o que ocorre na usina nuclear de Fukushima no Japão, o tema radioatividade passa ser assunto em muitas rodas de conversa, mas será que realmente sabemos o que é, e o que ela pode causar aos organismos?
A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas ou radiação eletromagnética.
A radioatividade geralmente provém de isótopos como urânio-235, césio-137, cobalto-60, tório-232, que são fisicamente instáveis e radioativos, possuindo uma constante e lenta desintegração. Tais isótopos liberam energia através de ondas eletromagnéticas (raio gama) ou partículas subatômicas em alta velocidade, é o que chamamos de radiação. O contato da radiação com seres vivos não é o que podemos chamar de uma boa relação.
Os efeitos da radiação podem ser em longo prazo, curto prazo ou apresentar problemas aos descendentes da pessoa infectada (filhos, netos). O indivíduo que recebe a radiação sofre alteração genética, que pode ser transmitida na gestação. Os raios afetam os átomos que estão presentes nas células, provocando alterações em sua estrutura. Resultando em graves problemas de saúde como a perda das propriedades características dos músculos e da capacidade de efetuar as sínteses necessárias à sobrevivência.
Os efeitos biológicos das radiações ionizantes podem ser do tipo somático e isto significa que seus efeitos aparecem na própria pessoa que recebeu a radiação, ou hereditários o que significa que aparecerão em seus filhos sendo o resultado do dano ocasionado nas células reprodutoras da pessoa que recebeu a radiação.
Os efeitos somáticos podem ser imediatos, se a dose absorvida for muito alta, os sintomas são náusea, vômito e podem levar a morte. À medida que a dose aumenta, as chances de sobrevivência diminuem.
Já os efeitos somáticos tardios são resultado de pequenas doses, mas continuadas num longo intervalo de tempo. São casos que ocorrem em pessoas expostas, como os radiologistas e mineiros de urânio, por exemplo. Estes efeitos são: maior incidência de câncer, possibilidade de formação de catarata e há certas evidências de que a expectativa de vida seja levemente reduzida.

Prof.Gilvane Bueno

Um comentário: