sábado, 3 de dezembro de 2011

FORMATURA 2011

Neste ano o Colégio Estadual Barão do Cerro Azul, terá duas Formaturas distintas:
  • Dia 10 de dezembro - 3ª série do Curso Técnico em Agropecuária  da Casa Familiar Rural.
  • Dia 17 de dezembro - 3ª série do Ensino Médio por Blocos e 4ª Série do Curso de Formação de Docentes.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

 RESGATANDO AS RAÍZES UCRÂNIANAS
 

 No dia 19 de novembro professores e funcionários do Colégio Barão fizeram uma viagem ao município de Prudentópolis, que foi organizada pela equipe multidisciplinar da escola levando em conta a forte influência cultural da imigração ucraniana no município, onde existem belas igrejas e construções típicas.

 Fonte: http://www.vanhoni.com.br

Prudentópolis, município localizado no centro-sul do estado do Paraná, possui população estimada em 48.793 habitantes. A cidade possui arquitetura moderna com várias construções que lembram os imigrantes ucranianos e está a 203 km do município de Curitiba, capital do estado. No ano de 1896 foram atraídas para a região 1.500 famílias ucranianas, totalizando oito mil imigrantes. Os colonos foram assentados em diversos núcleos, onde tornaram-se pequenos agricultores, pecuários e industriais. A imigração de ucranianos para a região durou até meados da década de 1920 e, atualmente, o município é considerado o mais ucraniano do Brasil, sendo 75% da população descendente dos imigrantes. Prudentópolis se destaca pelas suas belezas naturais. O município possui mais de 100 cachoeiras catalogadas, sendo que várias possuem mais de cem metros de altura. 


    Igreja Matriz de São Josafat, arquitetura no estilo Bizantino.

O passeio começou pela visita a bela Igreja Matriz de São Josafat, construída entre 1922 e 1932 é considerada uma das mais belas igrejas do país em estilo Bizantino. Tombada em 1979, hoje patrimônio artístico e cultural do estado.


    Interior da Igreja Matriz de São Josafat.

Fonte : http://dburko.blogspot.com

Próximo a Igreja de São Josafat conhecemos o Museu do Milênio, que desde 1995 mantém em atividade um importante acervo da história da colonização ucraniana com mais de 900 objetos catalogados, sendo diversos deles coleções. O museu reúne também grande número de documentos e fotografias e é referência para trabalhos acadêmicos e pesquisas que abordam a temática da imigração eslava no Brasil.


Pêssankas expostas no Museu do Milênio

 
Está é a loja de artesanatos da Família Machula, lá são comercializados produtos artesanais locais e também trazidos da Ucrânia. Além das tradicionais Pêssankas e bordados, o que chamou a atenção do grupo foram as Babuchkas, que são pequenas bonequinhas feitas em madeira, elas são vendidas em conjuntos, onde as menores se encaixam dentro das maiores. Segundo a tradição ucraniana o número de bonecas representa a quantidade de pessoas da família na casa.

   
Babuchcas

      Pêssankas       
                                                                                      
  
O roteiro também incluía a visita ao cemitério da Paróquia de S. Josafat onde foi sepultada a Irmã Anatólia que chegou ao Brasil em 1911 e aqui se consagrou ao servir com extrema caridade e abnegação aos doentes e abandonados. Em vista de sua crescente fama de santidade, em 18 de junho de 1993 o processo de sua canonização teve início. As tradições mandam que neste cemitério freiras e padres sejam enterrados em locais diferenciados, separadamente do restante das pessoas.

 
Também não poderíamos deixar de conhecer algumas belezas naturais do município, este é o Salto Barão do Rio Branco ele tem 64m de altura e está localizado no Rio dos Patos, este salto é utilizado para a geração de energia elétrica, através de uma Pequena Central Hidrelétrica. Pode-se chegar à base do salto por uma escadaria de 480 degraus.

    Escadaria que da acesso a base da cachoeira

 
E para finalizar, um merecido descanso no Recanto Rickli, esse recanto funciona como uma área de lazer para munícipes e turistas, um local de boa estrutura, que conta com piscinas quiosques, lanchonete e área para camping. E para nossa surpresa dentro do recanto nos deparamos com mais um belo salto, o Manduri que tem 32 metros de altura e 100 metros de largura. Bela paisagem.


     Salto Manduri