terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher


Como surgiu o Dia Internacional da Mulher

Em 08 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos em Nova York, nos Estados Unidos, fizeram uma greve para reivindicar melhores condições de trabalho. Porém, a manifestação foi reprimida com violência e 129 mulheres foram trancadas e incendiadas dentro das instalações.
Em 1910, em uma conferência realizada na Dinamarca, que reuniu mulheres de vários países, decidiu-se declarar o dia 08 de março como o Dia Internacional da Mulher, em homenagem àquelas que morreram na luta por seus direitos. A data tornou-se oficial anos mais tarde, em 1977, pela Organização das Nações Unidas (ONU), passando a ser comemorada mundialmente.



Homenagem às Mulheres

O mundo é feito por diversos tipos de mulheres
Mulheres que curam com a força do seu amor
Mulheres que aliviam dores com a sua compaixão
Mulheres que cantam o que a gente sente
Mulheres que escrevem o que a gente sente
Mulheres glamorosas
Mulheres maravilhosas
Mulheres que nos fazem rir
Mulheres batalhadoras
Mulheres talentosas.
O mundo também é feito por outros tipos de mulheres,
Nem tão conhecidas ou famosas.
Mulheres que deixam para trás tudo o que têm,
Em busca de uma vida nova.
Mulheres que, todos os dias,
Encontram-se diante de um novo começo.
Mulheres que sofrem diante das injustiças.
Mulheres que sofrem diante de perdas inexplicáveis.
Mães amorosas.
Mulheres que se submetem a duras regras.
Mulheres que se perguntam qual será o seu destino.
Mulheres que têm escritos na face todos os dias de sua vida.
Todas, mulheres especiais.
Todas, mulheres tão bonitas quanto qualquer estrela,
Porque lutam todos os dias para fazer o mundo
um lugar melhor para se viver.


Como conciliar família e trabalho:

Dois terços das mulheres brasileiras que têm filhos trabalham fora. Como conciliar essas duas realidades? Não é uma tarefa fácil, mas algumas dicas podem ajudar.

·               Organize a sua vida e tente morar perto do trabalho. Se a sua mãe ou a sua sogra vivem próximas de sua casa, elas também podem ajudar a cuidar das crianças.
·               Divida com o seu companheiro as responsabilidades diárias, como cuidar da higiene pessoal, levar e buscar as crianças na escola, ajudar na lição de casa, etc.
·               Tente conciliar o horário que você sai de casa para trabalhar com o da escola das crianças.
·               Se possível, negocie seus horários de trabalho com a empresa, para que você possa almoçar em casa ou participar das reuniões da escola.
·               Ligue para casa durante o dia para falar com as crianças e ver se está tudo bem.
·               Á noite e nos finais de semana, dedique o máximo de tempo possível a seus filhos. Busque fazer coisas que agradem a família toda.
·               Explique para as crianças porque é importante trabalhar fora.
·               Não cultive sentimentos de culpa. Afinal, seu salário é importante para o sustento das crianças.


Você sabia que:

·               Existem atualmente 97.342.162 mulheres no Brasil. Elas representam 51, 03% da população do país;
·               A mulher mais velha a falecer no Brasil foi Maria Olivia da Silva. Ela nasceu em 28/02/1880 e faleceu em 08/7/2010 (aos 130 anos e 130 dias de idade).
·               A mulher mais velha no país, atualmente é Francisca Severina da Conceição. Ela nasceu em 11/04/1889. Vive na cidade de Abreu e Lima  (PE).
·               E, 1889, Chiquinha Gonzaga tornou-se a primeira mulher a compor uma marchinha de carnaval (Ô Abre Alas);
·               A atriz e cantora Carmem Miranda, tornou-se a primeira artista brasileira a fazer sucesso nos cinemas e nos teatros dos Estados Unidos. Ela estreou em Boston, m 29/05/1939, na peça Streets of Paris. Entre 1942 e 1953, participou de 13 filmes produzidos em Hollywood. Ela faleceu em Los Angeles em 05/08/1955.
·               A paulistana Ada Rogato foi a primeira sul-americana a cruzar a Cordilheira dos Andes a bordo de um monomotor, em 12/09/1950, num vôo solitário em que percorreu 11.200 km.
·               A nadadora Maria Lenk, aos 17 anos, foi a primeira sul-americana a participar de Jogos Olímpicos (Los Angeles, em 1932), tendo competido também em Berlim, 1936. Ela também é a primeira brasileira a torna-se recordista mundial. Em 1939, bateu os recordes das provas de 200m e 400m, estilo peito.
·               A dupla de volei de praia Jaqueline Silva e Sandra Pires entrou para a história na Olimpíada de Atlanta, em 1996. Elas se tornaram as primeiras brasileiras a conquistar uma medalha de ouro olímpica. A medalha de prata ficou com a outra dupla brasileira: Adriana e Mônica.
·               Maurren Higa Maggi, foi a primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro olímpica em uma prova individual. A atleta venceu a prova de salto em distância na Olimpíada de Pequim, em 2008, com a marca de 7,26m.

Nenhum comentário:

Postar um comentário