domingo, 27 de junho de 2010

Vem aí

sexta-feira, 25 de junho de 2010

V Conferência Regional da Educação

V Conferência Regional da Educação
APP - Sindicato 2010
União da Vitoria - PR

Avaliação das Políticas Educacionais
Avanços e Desafios:
Propostas dos (as) trabalhadores (as) de Educação para o próximo Governo
Foi realizada ontem, no dia 24 de junho de 2010, das 08 às 17 horas, no Salão Nobre do Colégio Estadual Túlio de França, a V Conferência Regional da Educação, organizada pelo Núcleo Sindical de União da Vitória - PR.


Nossa pauta de discussões tinha como tema Avaliação das Políticas Educacionais, Avanços e Desafios: Propostas dos (as) trabalhadores (as) de Educação para o próximo Governo.
Na parte da manhã a Plenária reuniu-se para as falas coletivas que tratavam da atual conjuntura política educacional vigente na atual gestão, dando embasamento para as discussões em grupo no período da tarde. Na parte da tarde nos reunimos em grupos e debatemos em 12 grupos, os temas pertinentes a educação, podendo inclusive propor novas ações para que sejam incorporadas ao pedido que será aprovado em plenária na Conferência Estadual, que ocorrerá no mês de Agosto em Curitiba - PR.





quarta-feira, 23 de junho de 2010

Visita Técnica do Curso de Formação de Docentes






Neste dia 23 de junho de 2010, os alunos do 2º ano do Curso de Formação de Docentes realizaram uma visita técnica ao Centro de Atividades para Crianças e Adolescentes de Cruz Machado e ao Centro de Referência e Assistência Social, visto que o enfoque de Prática de Formação desta turma é Pluralidade Cultural, que vem sendo trabalhado desde o início do ano com a Professora Milene Marczal (Professora de Prática de Formação do 2º ano de Formação de Docentes).


Fomos recebidos pelas Professoras Pedagogas Dirce e Sarah, que apresentaram a Instituição, entregando também aos alunos, folders com informações adicionais, o que facilita a redação do relatório.
Conhecemos todos os ambientes, os funcionários e as funções exercidas por cada um, bem como a função social da Instituição e a abrangência do atendimento.
Este é um momento de formação que muito vem a acrescentar a prática de formação dos alunos, bem como dos professores. 
É importante saber como funcionam as demais instituições sociais, bem como o trabalho que realizam e no que isso interfere na nossa prática enquanto pessoa e enquanto profissionais.

terça-feira, 22 de junho de 2010

NRE Itinerante - Momentos...

Conforme Prometido... 
Seguem abaixo as fotos no NRE Itinerante - 1º Pólo.
Agradecemos a Professora Pedagoga Andréa Daniele Müller (NRE de União da Vitória) pela colaboração em ceder as fotos. 

Oficina de Ciências


Olhem os professores estudando...


Oficinas das Pedagogas

Pedagogas Reunidas

Oficina de Matemática

Oficina de Educação Física

Oficina de História

Oficina de Língua Estrangeira Moderna - Inglês

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Notícias de última hora!



No dia 25 de junho, no período das 8 às 10:30 horas, será realizada a escolha dos livros didáticos para o Ensino Fundamental, a serem usados a partir do ano letivo de 2011.
A escolha contempla livros de:

  • Geografia;
  • História;
  • Português;
  • Matemática;
  • Ciências;
  • Língua Inglesa.
A presença de todos os profissionais das respectivas áreas é importante para democratizar a escolha.

NRE Itinerante


Nos dias 16, 17 e 18 de junho, os professores da Rede Estadual de Ensino estiveram reunidos na UNIUV, no 1º Pólo do NRE Itinerante 2010.
O NRE Itinerante é um dos momentos de formação continuada dos Professores e Funcionários, que neste ano não participaram apenas enquanto cursistas, mas também como docentes, realizando oficinas aos colegas, compartilhando experiências.
Em breve, postaremos fotos do evento...
Aguardem!!!

DNA


O DNA é o maior Desafio de Conhecimento realizado pela Internet. Fundamentado na filosofia pedagógica WebQuest, o DNA é uma fantástica oportunidade para os participantes ampliarem seus conhecimentos, ao mesmo tempo em que desenvolvem a criatividade, a noção de liderança, o trabalho em equipe, a tomada de decisão e o espírito empreendedor. 
Somado a isso, os participantes poderão fazer novas amizades e conhecer pessoas do Brasil inteiro. O DNA será um encontro marcado para milhares de mentes brilhantes. 

Tendo em vista tudo isso, é claro que não poderiamos ficar fora dessa também... apresentamos aqui fotos da Equipe que representou nosso colégio... 

Valeu a participação Galera!!!

Formação Continuada - Professores - Parte 2

O Colegiado de Formação de Docentes reuniu-se novamente no dia 14 de junho para repasse do Curso, realizado pela professora Milene Marczal em Curitiba - PR, que teve como tema a questão curricular do curso de Formação de Docentes. Além do repasse de conteúdos, a professora realizou uma dinâmica com os professores.
Também ficaram decididos os novos encontros do Colegiado de Formação de Docentes para novos debates. O novo cronograma será repassado aos professores pela Coordenação do Curso via e-mail.

Reunião Pedagógica

Foi realizada dia 04 de junho, reunião pedagógica dos professores do Colégio Barão, onde além dos avisos pertinentes, os professores fizeram um momento de reflexão ao lerem e debateram em grupos o texto Sociedade, Escola e Diversidade: Um Debate Necessário (Maria Regina Clivati Capelo), e após, apresentaram suas opiniões e conceitos ao grande grupo.
No período da tarde, os professores tiveram mais um momento de estudo, para verificação e organização das Propostas Curriculares das Disciplinas, bem como de seus Planos de Trabalho Docente.

Programa de Formação 2010

No dia 04 e 05 de junho, teve início em União da Vitória - PR, o curso de Formação Político Sindical, promovido pela APP - Sindicato. O curso é realizado em três etapas, definidas ao longo deste ano letivo. Vários professores do Colégio Barão estão participando desse momento de formação continuada, pois são importantes esses momentos de reflexão e troca de experiências.
Conforme informa o site da APP - Sindicato, o curso tem o objetivo de: Realizar um amplo processo de formação a partir da práxis pedagógica concreta e das contribuições acadêmicas sobre a realidade da Escola Pública e os desafios postos para as educadoras e os educadores.

Vem aí

Formação Continuada - Professores


No dia 02 de junho foi realizada no Colégio Barão, reunião do Colegiado de Formação de Docentes, com o objetivo de Discutir e rever as Propostas Curriculares das Disciplinas do Curso de Formação de Docentes, bem como os Planos de Trabalho Docente de cada disciplina, além dos repasses e avisos pertinentes.
Também foi realizado repasse do conteúdo da pauta do Simpósio de Formação de Docentes em Foz do Iguaçu, no qual a Professora Terezinha Golenia participou representando nosso colégio. Este é um momento de troca de informações e experiências que é muito importante e vem a acrescentar em nossa prática cotidiana.

Formação Continuada

Atividades Extracurriculares do Curso de Formação de Docentes


Dia 19 de maio foi realizada no Salão da Igreja Ucraniana, palestra sobre Sustentabilidade, proferida pelo Professor Alexandre Martinuv Pietro (SESI - UVA), que além de interessante teve também diversas dinâmicas e testes para verificar conhecimentos específicos do assunto com nossos alunos. A palestra tem como publico-alvo o Curso de Formação de Docentes e também o terceiro ano do Ensino Médio, que participou das atividades.
Como continuação do Ciclo de palestras de Formação de Docentes, o Professor Alexandre Martinuv Pietro (SESI - UVA), retornou no dia 09 de junho para proferir palestra sobre Empreendedorismo, que proporcionou aos alunos, além do conhecimento específico na área, uma aplicabilidade do tema na vida pessoal.
Também estão sendo desenvolvidos os cursos à Distância em convênio com o SESI de União da Vitória, orientados pelo professor Anderson Ratuchniak, curso de Tecnologia da Informação e Comunicação, Educação Ambiental, Empreendedorismo, Legislação Trabalista e Segurança no Trabalho, visando proporcionar aos alunos diferentes visões do mercado de trabalho.


O Seminário Estadual de Pedagogas(os): desafios e perspectivas







Seminário Estadual de Pedagogas(os): desafios e perspectivas





Participamos do "Seminário Estadual de Pedagogas(os): desafios e perspectivas", realizado pela Secretaria Educacional da APP-Sindicato nos dias 28 e 29 de maio em Curitiba - PR, onde debatemos a importância de determinar e avaliar as especificidades das funções dos pedagogos na escola, bem como da necessidade de estabelecer diretrizes específicas da carreira inseridas no contexto geral da escola pública. 

Após debates e grupos de trabalho, foi redigida a 

Carta das(os) Pedagogas(os), seguida da sua aprovação. Ficou decidido, também, a criação do Coletivo de Pedagogas, tanto estadual como nos núcleos sindicais, sendo a primeira medida, nos núcleos, a de debater a carta. 




Chá Literário

Chá Literário - Sabor e Prosa
Semana de Pedagogia da FAFIUV

Na quinta-feira dia 27 de maio de 2010, as pedagogas do Colégio Estadual Barão do Cerro Azul, participaram do Chá Literário: Sabor e Prosa, organizado pelo Colegiado de Pedagogia da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), realizado no Clube Apolo em União da Vitória - PR.
O evento é parte das atividades do 7º Encontro Científico – Pedagógico e 4º Simpósio de Educação do Colegiado de Pedagogia da Fafiuv, mais conhecida como "Semana de Pedagogia", que aconteceu entre os dias 24 a 28 de maio, e dos quais participamos, tendo em vista a Formação Continuada e a troca de experiência com os demais docentes.