sábado, 26 de fevereiro de 2011

produções de alunos

Alcoolismo causa de polêmica em Cruz Machado

Como várias cidades brasileiras, Cruz Machado tem muitas belezas naturais, mas como muitas, vem enfrentando um problema muito sério, que vem causando polêmica na cidade, é o excesso do uso do álcool, que vem crescendo assustadoramente muito entre os jovens e adolescentes.
O alcoolismo na cidade de Cruz Machado cresceu muito nas últimas 3 décadas.
Segundo uma pesquisa feita por um grupo de estudantes de nossa escola , de 159 pessoas entrevistadas na cidade, 79,1% as pessoas que tomam bebidas alcoólicas com freqüência, com isso, 37,7 % são pessoas que bebem mais de uma vez por semana,38,3% bebem apenas nos finais de semana e 23,8% das pessoas que não bebem.
A administração pública municipal, oferece apenas, para a cidade, um convênio com H.J da cidade vizinha, que oferece apenas 8 vagas que são paga pela prefeitura, mas ainda é pouco para a cidade que ocupa de 8 à 10 vagas de internações, com a mensalidade de R$1,200,00.
Segundo as autoridades locais, os jovens bebem, principalmente nos finais de semana, por não ter opções de lazer e cultura.
Se a administração pública municipal tivesse iniciativa e vontade, poderiam contruir cinemas, teatro, dar opções de emprego para os mais jovens, estas opções ocuparia os dias dos adolescentes, melhorando a qualidade de vida e a convivência entre os moradores de Cruz Machado

Aluna: Daniele Pluta


Cruz Machado X Alcoolismo

O aumento do consumo de bebida alcoólicas em Cruz Machado é muito grande, jovens e adolescentes não fazem outra coisa além de beber.
Muitas vezes no final de semana sem ter nada para fazer, vão logo para festas, bailes onde logo começam a beber.
Na minha opinião os jovens e adolescentes consumem muito alcóol, pois pode se divertir em festas, bailes sem beber escondido dos pais. Por outro lado uma das causas seria falta de eventos culturais mais teatros, cinemas algo para destrair a cabeça dos jovens, que eles não pensem tanto em beber em curtir a vida, que pense no futuro no amanhã. A influência dos amigos também causam muitos problemas, como por exemplo, todos do grupo bebem e você não, com certeza ele vai começar a beber porque os demais vão ensestir e você não vai recusar se não já e o viado do grupo.
Pesquisa feita por um grupo de alunos comprovam que de 159 pessoas entrevistadas sendo que todos são alunos do Colégio só 23,8% não bebem, pois 37,7% de pessoas bebem uma vez por semana e o restante 38,3% bebem mais de uma vez por semana.
Segundo autoridades de nosso município o Sr. Francisco Sott (ex vereador) os jovens se embriagam tanto por falta de lazer e mais oportunidades de emprego.
Há muitos motivos que afirmam que beber ou não beber está relacionado a herança biológica, “ se meu pai bebe, eu também tenho possibilidade que ser um alcoólatras”.
Em fim cheguei a uma conclusão que devemos tomar as redias da situação e por um basta pois bebida alcoólica prejudica a todos que bebem e nossa sociedade.

Silvana Kramer


“Bebida alcoólica para
Menores de idade”


A exemplo de outras cidades,Cruz Machado também enfrenta problemas. Mas o que tem causado grande polêmica,é o consumo exagerado de bebidas alcoólica por menores de idade,o que tem gerado ultimamente brigas e acidentes com menores de idade alcoolizados.
Em uma pesquisa feita por um grupo de alunos do Colégio Estadual Barão do Cerro Azul,mostra que a polêmica não deixa de passar pelos olhos políticos. Já
que os mesmos entrevistados dizem que não à um projeto de lei ou uma lei,que proíba severamente a venda de bebida alcoólica para menores de idade.
Há vários casos de família que não dão bola para o consumo de bebida alcoólica para menores,pois as vezes é de tradição de família ou por influência dos próprios pais e amigos.
Segundo um grupo de alunos pesquisadores,de 159 pessoas entrevistadas37,7% bebe mais de uma vez por semana e38,3% uma vez por semana,o que resulta em 76% que bebem;indiferenciados de idade ou classe social entre os 159 entrevistados.
Apesar de ser muito comum,em quase todas cidades,as pessoas não vêem
que nós estamos saindo do prejuízo. Já que acham que não é problema nosso se as pessoas bebem,o que a maioria não sabe é que os impostos que nós pagamos são usados em clinicas de reabilitação em centro de dependentes
químicos,ao invés desse dinheiro ser usado em educação,lazer,esportes diferenciados,que seriam úteis para a população. Eu sou completamente contra
a venda de bebidas alcoólicas pare menores de idade,devido a desvalorização da cidade e da população.
Em todas as cidades e em Cruz Machado,tem,solução,deveriam ser mais rigorosos com as leis (ex:lei seca,que ainda não chegou em todas as cidades brasileiras),e também os políticos deveriam investir mais em lazer,educação e esportes especialmente para crianças e adolescentes. Já que assim não ficariam sem fazer nada,e com isso diminuiria o consumo exagerado
de bebida alcoólica por menores de idade. E então o consumo
exagerado de bebida alcoólica por menores de idade,tem ou não tem
solução?

Nome:Lucimari Tachek


Alcoolismo, um aliado da destruição


Em Cruz Machado, assim como em muitas cidades brasileiras, o consumo de bebidas alcoólicas vem trazendo muitos problemas, quando ingeridas em proporções exageradas. Muitos acham que tem o direito de fazer com a vida o que bem entendem, já outros vêem como um problema social gravíssimo.
Na maioria dos casos em que os pais bebem na família, os filhos estão sujeitos a ter o mesmo vício, eu discordo, pois penso que bebem pela influência das más companhias, para piorar a bebida é vendida para menores de idade, que buscam nela um meio para preencher o tempo livre. As autoridades por sua vez, teriam que dar mais incentivo, pois, até então não há nem um projeto que diminua o grande consumo de álcool, ou programas que possam prevenir o seu uso.
Segundo uma pesquisa realizada em nosso município, por um grupo de alunos, entre 159 entrevistados 76,1% consumem o álcool e apenas 23% não ingerem. O vereador Francisco Sott afirma que a causa de tantos problemas com a bebida são: a falta de emprego e lazer em nossa cidade.
Há pessoas que pensam da seguinte maneira “ se eu bebo é problema meu”, e que ele seria o único prejudicado e a sociedade não seria afetada. Porém, para termos uma idéia para tratar uma única pessoa no H.J (clínica de reabilitação para dependentes químicos) é necessário 1200 reais, que são pagos com dinheiro público.
Concluindo, penso que em primeiro lugar a lei deveria ser cumprida e os comerciantes irregulares punidos rigorosamente . Os governantes deveriam ocupar os jovens, com atividades produtivas, para que ele possa construir uma base sólida no futuro.

Tatiane Smykaluk 2ª



O uso de bebidas alcoólicas que permanentemente
aumenta entre entre os jovens


O consumo de bebidas alcoólicas esta cada vez aumentando entre os jovens da sociedade de hoje, principalmente em nossa região.
Penso que as autoridades deveriam tomar medidas e recursos para que a fiscalização, como: o conselho tutelar, ou até mesmo a polícia se for o caso, fosse mais rígida com os locais de venda de bebidas alcoólicas ou até com os jovens menores de idade, é claro respeitando os seus direitos, o consumo de álcool pelos jovens seria bem menor.
Como já falei, o vício de álcool entre os jovens é cada vez mais comum. Muitos de hoje quando perguntados: por que bebem? Como um entrevistado, que disse que começou a beber com 9 anos de idade, e por que não tem o que fazer respondeu ele.
Os jovens de hoje, a maioria de classe média, dizem que bebem por prazer, para se sentir melhor, quando se sentem deprimidos e inseguros, também a má companhia. Isso causa brigas na família, crise emocional, etc.
Muitas vezes os pais tentam controlar o filho, mas nada disso adianta, já é tarde de mais.
Por isso se cada um dos jovens alcoólatras parar e pensar, e olhar a vida que estão jogando fora por causa do vício, e ter consciência de que isso só aumentará os seus problemas, que destruirá seu futuro. Sem dúvida seria muito melhor.

Anderson kasenoh




O alcoolismo em Cruz Machado tem alguma solução?



Os jovens de agora estão bebendo muito, mas por que, a bebida alcoólica é uma doença que pode pegar em qualquer um menor de idade, nem que ela ou ele possa ter até 7 anos, aí que começa a ser um alcoólatra, mas sem dúvida te cura.
As igrejas sem dúvida é contra a bebida alcoólica, mas para ter lucro vendem nas festas de igrejas. Do meu ponto de vista estão vendendo para ganhar o dinheiro, muito dinheiro, por que várias pessoas bebem. Nos bares é proibido vender bebida alcoólica para menores de 18 anos, além disso a donos de bares que vendem, até para de 10 anos de idade. Pessoalmente acho que bebidas alcoólicas só deveriam ser vendidas para maiores de 18 anos, que é uma lei.
Tem muitas pessoas que pensam que se tiver um pai alcoólatra o filho também vai ser. Mas a minha opinião é o seguinte o filho não vai ser alcoólatra só por que o pai dele é, e cada um depende de si mesmo. Concluindo tendo o que fazer, trabalhando, participando de jogos, etc, vai diminuir muito o alcoolismo.
Segundo na entrevista para o Conselho Tutelar 76,1% dos jovens bebem, 38.3% dos jovens bebem mais de uma vez por semana e apenas 23.8%não bebem, entretanto 90% dos casos é bebida.
É possível dizer que a bebida alcoólica é uma doença, mas ela tem cura. O ex vereador Francisco Sott na opinião deles os jovens bebem tanto por não ter o que fazer, e falta de emprego por que são menores de 18 anos. E o município de Cruz Machado é um lugar de muito alcoolismo, por poucas coisas para fazer.


Eduardo Mikolaewski Júnior






















Alcoolismo uma doença Sécular

Tomar cerveja, cuba, Vodca..., bebidas alcoólicas em geral é considerado sinônimo de festa, entretenimento, gozação, euforia entre as pessoas. Porém, em Cruz Machado e também por que não dizer outras cidades, beber não está sendo mais isto sim sinônimo de preocupação principalmente dos pais, pois adolescentes e jovens estão sendo vítimas do consumo exagerado de alcoól.
Muitas vezes ao sair de casa, nos finais de semana, principalmente, nos deparamos com pessoas totalmente embriagadas. E na segunda-feira ao voltar a rotina normal do dia-a-dia tomamos o conhecimento de que: “Fulano de tal bateu o carro porque estava bebado”; “Siclano entrou em coma alccólico”; “ Fulano porque estava bebado em coma alcoólico”; “Fulano porque estava bebado bateu na mulher.”
Aí se perguntamos: Será que a canção está certa? “...Beber, cair e levantar...” ou seria: Beber, cair e se afundar num poço sem volta, pois a medicina já comprovou que o alcoolismo é uma doença que pode somente ser “estacionado” (termo usado por vários médicos”). Porque em um momneto ou outro ela pode voltar com a força toda.
Há quem diga que bebe por tradição, já que nossa região foi colonizado por europeus, que vieram de uma região muito frio da europa e tomavam bebidas alcoólicas para se aquecer. E também por decêndencia biológicas para se aquecer. E também por decêndencia biológicas, como afirma muitos cientistas:”Os pais que são alcoólatras e mães que bebem durante a gestação os filhos automaticamente nascem viciados ou com grande possibilidade de ser alcoólatra.
Uma pesquisa realizada por alunos no 2º ano do Ensino Médio, concluiu que de 159 pessoas entrevistadas 76,1% bebem, sendo que 37,7% bebem mais de uma vez por semana e apenas 23,8% não bebem. Realçando que a maior parte dos entrevistados são colegas de escola de alunos.
Segundo o sr. Euclides Passa, prefeito de nosso município, há duas assistentes
sociais, um comênio com a clínica HJ de União da Vitória e está sendo iniciado um projeto de reuniões com alcoólatras. Nos gastamos R$ 1,200,00 por pessoa internada na clínica HJ, onde temos cerca de dez pessoas internadas. E isto está adiantando alguma coisa?
Eu acredito que não porque lá é uma clínica especializada em pessoas em pessoas com deficiência mental e não em pessoas com dificuldade com a bebida. Não seria mais fácil e mais conveniente nós termos, em nosso município um A.A. (alcoólatras anônimos) economizaríamos a metade deste dinheiro que são aproximadamente R$ 12,000,00 mensais e resolveríamos parte dos problemas. O dinheiro economizado poderia ser aplicado em opções de Lazer como enfatiza o sr. Francisco Sott (ex. Vereador) que admite que nossos jovens não possuem opções de lazer, por isso se afundaram no mundo do Álcool.
Após ter conhecimento de nossas dificuldades vem a pergunta: De quem é a culpa? Somente de quem bebe, ou de todos nós? E quem sofre as consequências? Somente quem bebe, ou todos nós?
De forma direta ou indiretamente todos nós temos uma parcela de culpa em nos calarmos em meio está situação, agora só depende de nós, para mudar esse quadro. Pois a bebida está prejudicando o psicológicos e a saúde de nossos jovens.

Ignéia Rb. Dobkonwski



























Porque as pessoas bebem tanto

Como várias cidades Cruz Machado tem muitas belezas naturais e tem pouco emprego e bastantes pessoas alcoólicas. Recentemente, por causa da bebida muitas pessoas enfrentam alguns problemas. Sem dúvida penso que todos deviam parar de beber. Para certas pessoas é que elas exageram demais.
Dentre 159 pessoas entrevistadas os que bebem são 76,1%; bebem mais de uma vez por semana são 37,1%; bebem uma vez por semana 38,3%; e os que não bebem são 23,8%.
Alguns alunos do Colégio perguntaram ao Conselho Tutelar se acontecem casos de brigas por causa da bebida alcoólica eles responderam que são 90% dos casos, e na clinica da H.J são 9 e10 vagas mas existem 12 pessoas e o custo é de 1200 por pessoa.
A causa é que não existe nenhum projeto de leis. Então devias ter mais empregos, áreas de lazer, e área de turismo e muito mais.
Dessa maneira, a convivência com os amigos, familiares seria melhor sem a bebida. Para finalizar gostaria que todos paracem de beber, porque a bebida não leva a lugar nenhum.

Aluna: Josiane Ap. Dobkowski

Nenhum comentário:

Postar um comentário