segunda-feira, 17 de maio de 2010

Falabarão - Editorial 2010

 O ano letivo de 2010 no Colégio Estadual Barão do Cerro Azul, está sendo marcado por importantes inovações adotadas no sentido de melhorar a qualidade de ensino e diminuir ainda mais a reprovação.

Estamos falando de mudanças como a adoção do Ensino Médio por Blocos de Disciplinas Semestrais, que está presente em 411 das 2147 escolas do Estado, inclusive a nossa. Trata-se de uma experiência iniciada no ano anterior e que alterou a estrutura do Ensino Médio, mudando do regime anual para o semestral. Neste novo formato, o Ensino Médio é dividido em cada série por dois Blocos diferentes, compostos por apenas 6 disciplinas ofertadas de uma vez, mas com a quantidade de aulas semanais dobrada, ou seja, disciplinas que possuíam 2 aulas na semana, passam agora a ter  4 aulas.

A vantagem deste sistema, é que o aluno não precisa estudar de uma só vez as 12 matérias diferentes, visto que elas são oferecidas separadamente. No Bloco 1 estão as disciplinas de Português, Inglês, História, Filosofia, Educação Física e Biologia. No Bloco 2, Matemática, Geografia, Sociologia, Arte, Química e Física. Com uma quantidade menor de disciplinas diferentes para estudar o aluno se empenha mais, aprende mais, alcança melhores resultados e diminui a reprovação. Os alunos reprovados precisam repetir apenas o semestre e não o ano todo como ocorria no Ensino Médio Seriado.

Também no sentido de melhorar a qualidade educacional, estamos fortalecendo o hábito da leitura dos alunos em todas as séries do ensino Fundamental e Médio. Trata-se de um grande projeto de incentivo a leitura que traz algumas ações como: intensificação da leitura nas diferentes disciplinas, concursos literários com premiação aos alunos destaque, novas aquisições de livros de leitura, para ampliar o acervo da Biblioteca, murais de incentivo à leitura dispostos em diferentes espaços da escola, gincana cultural com premiação individual e coletiva, entre outros.

Todas essas ações visam melhorar a aprendizagem, levando em conta que o aluno que faz da leitura um hábito, se beneficia de diversas maneiras: melhora a interpretação, desenvolve a escrita e a criatividade, enriquece a produção de texto. Enfim, contribui em todos os sentidos para tornar o aluno mais crítico e participativo.

A taxa de reprovação no Colégio caiu em 2009 para 7%, mas é preciso progredir ainda mais. Para melhorar a qualidade da educação, o esforço precisa ser de todos. Escola, alunos e pais precisam estar integrados e agir de forma coletiva, cada um assumindo o seu papel fazendo o trabalho com empenho e responsabilidade, estabelecendo limites e fazendo cobranças. Com uma ação conjunta todos ganham, mas o principal beneficiado é o aluno. É importante lembrar que “a maior herança que os pais podem deixar para os seus filhos é uma boa educação”.



Prof. Luís Golenia.
Diretor

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