segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Diversidade Religiosa

DIVERSIDADE RELIGIOSA


O Brasil possui uma diversidade religiosa muito rica em conhecimentos e costumes, em função da miscigenação cultural e em decorrência dos vários processos imigratórios. Encontramos em nosso país diversas religiões como a , islâmica, cristã, afrobrasileira, judaica, entre outras. Contudo, na escola nas quintas e sextas séries é ensinado através da Disciplina de Ensino Religioso que devemos valorizar e respeitar esta diversidade religiosa, para que possa haver uma convivência social fraterna.

Numa comunidade onde o amor fraterno não existe, logo começam as brigas, as desavenças, os ataques e as suspeitas. Quem é liderado deve cumprir o seu dever, mas precisa ser respeitado também. A pessoa que é líder deve cumprir o seu dever e precisa ser respeitado. O lider, deve ser humilde, capaz de ouvir, respeitar e caminhar junto com o grupo. É assim que se forma uma verdadeira comunidade e é assim que deve ser a convivência em casa com a família e na escola.

A diversidade religiosa foi praticada entre os povos desde o início das organizações humanas em nosso planeta. As sociedades da Antiguidade criaram formas de dominação que se realizavaatravés da religião. O processo de colonização do Brasil, baseado na convivência de brancos, índios e negros, fez com que surgisse, no período colonial, uma certa diversidade de religiões praticadas no país. Porém as religiões dos índios e dos negros e posteriormente o protestantismo dos imigrantes alemães, bem como as religiões orientais dos imigrante japoneses, fazem-se constatar no ano 2002 em que a maior parte do país já se incorporava ao quadro da diversidade religiosa.

Para finalizar, desenvolveu-se atividades paramostrar ao nosso aluno que o mundo sofre transformações e aperfeiçoamentos, mesmo no contexto das religiões, devido ao processo de experiências desenvolvidas pelos antepassados. A Disciplina de Ensino Religioso busca contribuir na vida do aluno, para que o mesmo perceba que precisa praticar boas ações, respeitar valores e costumes dos outros. Também precisa estabelecer as diferenças e semelhanças existentes entre as religiões em forma de conhecimento.

Professora: Maria Elza Bresolin (Ensino Religioso)



Nenhum comentário:

Postar um comentário