sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

UM PROBLEMA OSMÓTICO

UM PROBLEMA OSMÓTICO


A água é constituinte fundamental para todos os seres vivos, sendo um transportador de diversas substâncias ao atravessar a membrana celular. Mas o importante não é abundancia de água, mas sim de água doce. E nem todos os seres vivos tem acesso à água doce.

A maioria das baleias e focas resolvem o problema de falta de água doce comendo peixes que tem um alto teor de água e baixa quantidade de substância dissolvida e, então, um pequena pressão osmótica (1/3 da correspondente à da água do mar). Entretanto o alto teor proteico dos peixes induz à formação da uréia, que deve ser eliminada pela urina. As baleias e as focas possuem rins adaptados para esse fim, excretando urina rica em uréia.

O ser humano não consegue isso, pois, ao beber água do mar, ele gasta água de seu próprio organismo para eliminar o excesso de sal ingerido. Nós só conseguimos produzir urina com até 2,2% de sal, quando a água do mar pode chegar a ter 3,5%. se comer peixe cru, o baixo teor salino atua favoravelmente, mas o alto valor proteico atua negativamente na manutenção da água no seu organismo. As proteínas formam uréia que para ser eliminada exige um elevado gasto de água: a concentração máxima de uréia na urina humana é de 6%. Enfim os seres humanos não estão adaptados para beberem água do mar e comerem peixe cru.

(Knut Schmidt – Nielsen. Fisiologia animal.São Paulo, Edgard Blucher, 1972.)

Colaboração: Profª Kelly Nayana Starosta

Nenhum comentário:

Postar um comentário