quarta-feira, 2 de março de 2011

Imigração espanhola no Brasil




Estima-se que quinze milhões de brasileiros sejam descendentes de imigrantes espanhóis, a maioria vivendo em São Paulo.
A grande imigração espanhola só começou em fins do século XIX, devido ao agravamento dos problemas sócio-econômicos naquele país que não tinha uma politica boa.
A presença espanhola em terras brasileiras acontece desde o início da colonização do Brasil. Porém só se pode falar de uma efetiva imigração de espanhóis para o Brasil a partir do final do século XIX.
No final do século XIX, com o desenvolvimento da tecnologia naval, milhares de pessoas saíram da Europa em busca de melhores condições de vida nas Américas. No caso da Espanha, a imensa maioria rumava para suas colônias ou ex-colônias, pelos laços históricos e culturais que mantinham e, por esse fato, os destinos preferidos dos imigrantes espanhóis eram a Argentina, o Uruguai e Cuba.
Todavia, alguns desses países hispânicos passaram a enfrentar problemas financeiros e deixaram de ser um destino atrativo para os espanhóis. Ao mesmo tempo, o Brasil estava atraindo imigrantes, a fim de abraçar as colheitas de café que se expandiam largamente pelo País. A riqueza gerada pelo café acabou por seduzir milhares de espanhóis, que partiram para o Brasil à procura de uma nova vida. Quando aqui chegaram, espalharam suas culturas por todo o Brasil.
A cultura Espanhola foi passada de pai a filho, até chegar aos dias de hoje. Assim como eles passaram suas crenças e culturas para cá com a imigração, também passamos a nossa, a partir da hora que um brasileiro vai para outro país que não tem nossos costumes e nossa cultura.

Os primeiros espanhóis chegaram ao Brasil na década de 1880. Até o final do século XIX, a grande maioria era de galegos, que se fixaram principalmente em centros urbanos brasileiros de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Devido à grande semelhança entre galegos e portugueses, aqueles eram muitas vezes confundidos com estes.

No começo do século XX passaram a predominar os andaluzes. Com a decadência da imigração italiana no Brasil, os espanhóis foram atraídos aos milhares para o Brasil a fim de substituir a mão-de-obra italiana no café. Outros grupos importantes foram os catalães, bascos e valencianos.

Formou-se rapidamente uma comunidade espanhola de operários, trabalhando nas nascentes indústrias brasileiras. Cerca de 78% dos espanhóis ficaram concentrados no estado de São Paulo. Estima-se que, entre 1880 e 1960, mais de 750 mil espanhóis imigraram para o Brasil. Apenas os portugueses e italianos chegaram em maior número.

A Guerra Civil Espanhola formou um novo fluxo de imigrantes que fugiram para o Brasil. O crescimento da economia espanhola após a guerra fez o número de imigrantes cair e passou a ser pouco significativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário