O que é o CELEM?
Todos estamos convictos de que conhecer um segundo idioma é algo fundamental na atualidade, principalmente na área profissional, pois no que concerne ao ensino de línguas estrangeiras, o campo profissional torna-se cada vez mais exigente.
O presente texto tem por finalidade mostrar como ocorrem as ofertas destes cursos de forma gratuita através do CELEM, objetivando assim, explicitar dúvidas referentes ao surgimento e funcionamento destes centros de ensino.
Em meados da década de 80, a redemocratização do país foi o cenário propício para que os professores de Línguas Estrangeiras, organizados em associações e após pesquisa junto aos alunos, liderassem um amplo movimento pelo retorno da pluralidade da oferta de língua estrangeira nas escolas públicas.
Como forma de valorizar o plurilinguismo e a diversidade étnica que marca a história paranaense, a Secretária Estadual de Educação do Paraná (SEED) criou em 15 de agosto de 1986 o Centro de Ensino de Língua Estrangeira Moderna (CELEM), que neste ano de 2011, completará 25 anos de existência.
O CELEM é um sistema de ensino extracurricular gratuito de cursos básicos e de aprimoramento em língua estrangeira moderna, tem como público alvo os alunos da Rede Estadual de Educação Básica, bem como professores e funcionários que estejam no efetivo exercício de suas funções na rede estadual e também à comunidade.
Dentro de uma política educacional que valoriza a diversidade cultural, a Resolução 3904/2008 - SEED, que regulamenta o funcionamento do CELEM, considera “a importância que a aprendizagem de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM) tem no desenvolvimento do ser humano quanto a compreensão de valores sociais e a aquisição de conhecimento sobre outras culturas."
Atualmente o CELEM oferta nove idiomas: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês, mandarim, polonês e ucraniano. Em nosso município temos a oferta do espanhol, pelo CELEM, nos três estabelecimentos de ensino: Colégio Estadual Barão do Cerro Azul, Helena Kolody e Prof° Estanislau Wrublewski, este último conta ainda com a oferta do polonês.
Adentrando especificamente ao idioma Espanhol, este conquista uma ampliação significativa no ano de 2010, em decorrência da implementação da Lei federal 11.161/2005, a qual dispõe sobre a oferta obrigatória da Língua Espanhola nos estabelecimentos de ensino médio, o que resulta em um aumento relevante do CELEM, que conta hoje com aproximadamente 34 mil alunos cursando a Língua Espanhola em 413 estabelecimentos distribuídos nos 32 Núcleos Regionais de Educação.
Tamanha magnitude pode ser resumida em uma única frase: “Conocer la Lengua Española, no es conocer sólo sus aspectos linguísticos... Es conocer una nueva cultura, sus costumbres y tradiciones, que mismo lejos se hacen tan cerca de nosotros.”
(dados históricos retirados de http://www.diaadia.pr.gov.br/celem/)
Profª. Amélia Ana Bichewicz
Nenhum comentário:
Postar um comentário