SUGESTÕES DE ATIVIDADE PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
1. Quadro de novidades:
Utilize notícias de jornal ou revistas que tenham imagem e texto,para compor um mura. Procure despertar o interesse para tentativas de ler o que está escrito. Registre também lembretes,receitas,fatos importantes da classe,etc. leve os alunos a compor no alfabeto com elástico palavras significativas do mural.
2. Correio:
Proponha á classe que escreva bilhetes ou cartas coletivamente para as outras classes. Depois selecione algumas palavras de interesse da turma e leve os alunos a registra-las no alfabeto com elástico.
3. Leitura de poesias:
Selecione vários textos poéticos ( inclusive letras de músicas). Procure lê-los com freqüência e peça que os alunos registrem palavras significativas no alfabeto com elástico.
4. Brincando de forca:
Divida a classe em dois times. Desenhe a forca com o boneco pendurado. Distribua a cada time um saquinho com cartões de palavras. Um aluno de cada time sorteia uma palavra que deverá ser lida e escrita no quadro. O time poderá ajudar escrevendo a palavra no alfabeto móvel e mostrando aos colegas. Quando o aluno erra a grafia da palavra apaga-se uma parte do boneco. Ganha o time que tiver o boneco mais completo.
5. Jogando com palavras:
Retire uma palavra de um texto e escreva-a no centro do quadro. Por exemplo: COBRA. Leve os alunos a registrarem a a palavra no alfabeto com elástico. Pergunte aos alunos como começa a palavra cobra. Oriente para que falem outras palavras que comecem igual a cobra. Diversifique mudando as palavras.
6. Jogando com bola:
Providencie uma bola de jornal e comece o jogo arremessando-a a um aluno,dizendo:
- Fui á rua e encontrei uma cobra.
Quem receber a bola deverá registrar a palavra no alfabeto elástico ( ou móvel) e mostrar á turma. Deverá repetir a frase e trocar a palavra por outra que comece igual, por ex:
- Fui á rua e encontrei uma cola.
O jogo continua.
7. Caça – palavras:
Faça um quadro na lousa e escreva dentro palavras como : peteca,árvore,bola,casa,etc. e mais algumas letras isoladas. Convide os alunos para que descubram as palavras. Ao descobrirem devem registra-las no alfabeto elástico.
8. Construção de histórias:
Proponha aos alunos a construção coletiva de uma história oral e depois destaque algumas palavras e peça que os alunos tentem registra-las usando o alfabeto.
9. Bingo:
Monte cartelas com palavras para um jogo de bingo. Jogue com a turma e após o jogo peça que cada aluno registre as palavras de sua cartela no alfabeto.
10. Jogo de palavras:
Palavras recortadas de revistas,jornais,pacotes de mantimentos,etc. Devem ser guardadas em envelopes que deverão ser distribuídos aos alunos para que escolham algumas palavras e registrem no alfabeto.
11. Jogo de sílabas:
Disponha algumas sílabas já estudadas e escreva-as no quadro,peça que os alunos registrem no alfabeto com elástico,palavras em que tais sílabas apareçam.
12. Comparando palavras:
Leve os alunos a comparação de palavras diferentes quanto ao significado,mas que se assemelham em som e grafia,mostrando as múltiplas combinações das consoantes na estrutura das silabas. Exemplo: sopa,sopra,fita,frita,caro,carro.cata,canta. Peça que os alunos registrem no alfabeto com elástico.
13. Alfabeto concreto com figuras:
Cartaz contendo letras de A a Z em quadrados regulares e quadrados de cartolina com figuras. Os alunos retiram as figuras e procuram a letra inicial correspondente e depois encontram tal letra no alfabeto com elástico.
14. Alfabeto concreto de objetos:
Mesma proposta do nº 13, alterando as figuras para objeto concretos.
15. Relógio de sílabas:
O aluno poderá formar palavras combinando as sílabas,marcando-as com os ponteiros do relógio. As palavras montadas no relógio de sílabas deverão ser registradas no alfabeto com elástico.
16. Bloco de dúvidas:
Organize-os a partir das palavras que apresentam dificuldades na escrita e deixe-o a disposição para consulta. Leve os alunos a registrarem tais palavras usando o alfabeto.
17. Técnica da ponteira:
Após ter trabalhado com a compreensão do texto no quadro de giz,solicite que apontem palavras que você pedir e registre-as no alfabeto com elástico( móvel,alfacabo).
18. Técnica dos apagados:
Apague as palavras do texto,uma a uma,pedindo que leiam antes de serem apagadas e depois peça que escrevam usando o alfabeto( elástico,móvel, alfacabo).
19. Jogo do tamanho:
Escreva a palavra a ser fixada em vários tamanhos. Solicite que leiam lto ou baixo variando a entonação de acordo com seu tamanho. Peça que os alunos montem tais palavras no alfabeto com elástico.
20. Mini-dicionário:
Poderá ser organizado num caderno de desenho,onde serão escritas as palavras e seu significado, em ordem alfabética.Os alunos poderão escrever ou desenhar algo sobre a palavra. Solicite que os alunos escolham algumas palavras deste dicionário para registra-las no alfabeto com elástico.
21. Desenhos:
Mostre a turma desenhos de objetos e peça que os alunos registrem no alfabeto com elástico o nome de tais objetos.
22. Objetos concretos:
Variação da atividade 21, mudando o desenho para objetos concretos.
23. Nome dos alunos:
Mostre um aluno para a turma e os demais deverão escrever o nome da criança destacada no alfabeto com elástico.
24. Nome de pessoas da família:
Solicite as crianças que montem no alfabeto com elástico, o nome de seus pais,avós,irmãos,´rimos,etc.
25. Nome de amigos:
Variação da atividade 24 com nomes de amigos.
26. Registro de nomes próprios com a mesma sílaba inicial:
Peça a um aluno que escreva seu nome no quadro,lendo-o em voz alta. Em seguida, solicite aos alunos que escrevam no alfabeto com elástico outro nome próprio que inicie como o do colega. Siga a brincadeira com os demais alunos da turma.
27. Rima:
Oriente a atividade pedindo que prestem atenção nos nomes que você vai dizer,solicitando que pensem em outras palavras que terminem como elas. Por exemplo: João,sabão,mamão,pão,etc. Solicite que os alunos montem palavras no alfabeto com elástico.
28. Discriminação visual:
Escreva no quadro de giz nomes faltando letras,exemplo: _p_recid_ (aparecida); M _rio (Mário); F _ Tim _ ( Fátima); etc. Solicite que os alunos montem tais nomes usando o alfabeto com elástico ou móvel.
Carmem Sigwalt – UFPR .
Nenhum comentário:
Postar um comentário