sábado, 23 de abril de 2011

COLÉGIO ESTADUAL BARÃO DO CERRO AZUL
ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO, NORMAL E PROFISSIONAL
PROPOSTA CURRICULAR DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA

ENSINO MÉDIO

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

Ao longo da história, à medida que o homem provê suas necessidades, produz conhecimento buscando respostas para suas inquietações. A Filosofia nasce da experiência humana, da tentativa do ser humano compreender a si mesmo e tudo que o cerca, valendo-se da autonomia da razão para criar e recriar conscientemente o mundo em que vivemos. Trata-se do corpo do conhecimento, constituído a partir de um esforço que o ser humano vem fazendo para compreender o seu mundo e dar-lhe um sentido.
Assim, podemos afirmar que para que eles possam aprender o ato de filosofar, é preciso que conheçam a história da filosofia, onde é fundamental o acesso ao conhecimento historicamente produzido, bem como, aos modos de produção de filosofia que os vários filósofos foram inventando e reinventando. Assim, ao ensinar filosofia, devemos tomar como objetivo a transmissão da historia da filosofia, centrados no conteúdo, mas tomando cuidado sempre para não perdemos o desenvolvimento da “experiência” filosófica como prática do pensamento.
Ensinar filosofia é ensinar o ato, o processo de filosofar. No entanto, a Filosofia se ocupa de questões cujas respostas estão longe de se obter pela ciência, como a estrutura do universo, a origem das noções de bem e mal, os efeitos que a consciência humana projeta sobre o mundo entre outros, amplamente discutidos pela Filosofia porque ainda são desafiantes.
A Filosofia gira em torno de problemas e conceitos criados no decorrer de sua longa história, os quais devidamente aplicados geram discussões promissoras e criativas que desencadeiam muitas vezes ações e transformações, por isso permanecem atuais. A Filosofia pode viabilizar interfaces com as outras disciplinas para a compreensão do mundo da linguagem, da literatura, da história, das ciências e da arte.
Com uma forma de pensar específica, particular e insubstituível, a Filosofia permite ampliar a visão de mundo trazida pela ciência e demais formas de expressão cultural, apresentadas como saberes escolares.
Constituída como pensamento há mais de 2600 anos a Filosofia traz consigo problema de seu ensino, desde o embate entre o pensamento de Platão e as teses dos sofistas. Naquele momento, tratava-se de compreender a relação entre o conhecimento e o papel da retórica no ensino. Platão admitia que, sem uma noção básica das técnicas de persuasão a prática de ensino da Filosofia teria efeito nulo sobre os jovens. Por outro lado, também pensava que o ensino de Filosofia se limitasse a transmissão de “técnicas” de sedução do ouvinte, por meio de discursos, o perigo seria outro: a Filosofia favoreceria posturas polêmicas, como o relativismo moral ou o uso pernicioso do conhecimento.
Com a finalidade de estimular o trabalho da mediação intelectual, a disciplina de filosofia tenta dar subsidio no desenvolvimento do pensamento reflexivo através da interação entre a Filosofia e a vida cotidiana.
o pensar, a busca da profundidade dos conceitos e das suas relações históricas, em oposição ao caráter imediatista que assedia e permeia a experiência do conhecimento e as ações dela resultantes, a Filosofia se organiza por meio dos seguintes conteúdos estruturantes: Mito e Filosofia, Teoria do Conhecimento, Ética, Filosofia Política, Estética e Filosofia da Ciência.
O ensino de Filosofia é um espaço para a criação de conceitos, unindo a Filosofia e o filosofar como atividades indissociáveis que dão vida ao ensino auxiliando o educando a exercer o discernimento crítico da leitura da realidade.
O que a Filosofia pretende é provocar o despertar da consciência de ensinar filosoficamente isto é, exercer a crítica e o pensar do ponto de vista da totalidade.
A Filosofia tem uma contribuição fundamental para o ensino, a de recuperar a prática reflexiva, questionadora que contribui para a compreensão de quem somos, em que mundo vivemos, além de possibilitar uma formação cultural ampla, de modo a permitir aos alunos uma compreensão articulada do mundo contemporâneo e desenvolver habilidades cognitivas dentro de um contexto significativo e não fragmentado estimulando a consciência crítica dos mesmos, tendo em vista, através de uma ação combinada com outras disciplinas, a construção da cidadania.
Portanto, a aula de filosofia deve ser ministrada de maneira promissora, possibilitando criar conceitos próprios, ressaltando sempre seu caráter prático, para que esta possa ir muito além da simples transmissão de conteúdos, ou, de treinamento de capacidades e habilidades supostamente identificadas com o pensamento filosófico, bem como abordando os desafios: Lei 10639/03 – história e cultura afro-brasileira e africana, Lei 11645/08 – história e cultura dos povos indígenas, Lei 9795/99 – política nacional de educação ambiental, Lei 11.525/07 – direitos da criança e adolescentes.



CONTEÚDOS ESTRUTURANTES / BÁSICOS DA DISCIPLINA

CONTEÚDOS POR SÉRIE/ANO
1º Série:
Mito e Filosofia
O que é Filosofia?
Filosofia: Para que serve?
Saber Filosófico
A Reflexão Filosófica.
O Pensamento Filosófico.
Filosofia de Vida
Saber Mítico
O que é Mito?
Características do Mito Primitivo.
Relação entre Mito e Realidade.
Relação Mito e Filosofia.
Do Mito ao Nascimento da Filosofia
O Nascimento da Filosofia.
Atualidade do Mito
O Mito Hoje
Mas enfim o que é o Mito?
Teoria do Conhecimento
Possibilidades do Conhecimento
Teoria do Conhecimento
Problema do Conhecimento
As formas de conhecimento
Enfrentamento à Violência na Escola
Senso Comum
Conhecimento Científico
A questão do Método
Filosofia e Método
O Nascimento da Ciência

2ª Série:
Ética
Ética e Moral
Moral, Ética e Direito
Pluralidade Ética
O homem e seus valores
Prevenção ao Uso Indevido de Drogas
Ética e Violência
Ética e Direito Alternativa
Justiça, Legalidade e Bom Senso
Enfrentamento à Violência na Escola
Razão, Desejo e Vontade
O homem: Animal e Racional
Amizade e Sociedade
Determinantes da Amizade
A Amizade como Questão para a Ética
Liberdade: autonomia do sujeito e a necessidade das normas
Liberdade X Determinismo
Dialética da Liberdade
Discussão em torno da liberdade
O que faz com que o homem não seja livre?
O Brasil e os Limites a Liberdade
Filosofia Política
Política e ideologia
Histórica do termo
Características da ideologia
Por uma contra-ideologia
A concepção Liberal de política
Representação Política
O ideal político
Ética e política
Relações entre comunidade e poder
Orçamento participativo: A criação de um novo espaço público
Política e violência
Relações entre violência e poder
Liberdade e Igualdade Política
Educação em/para os Direitos Humanos,
O preconceito contra a política e a política de fato
Direitos sociais e violência
Diversidade sexual
Direitos das crianças e adolescentes
Cidadania e Educação Fiscal
Representação política
Cidadania formal e/ou participativa
A democracia em questão
3ª Série
Estética
Natureza da arte
A Universalidade do gosto
O juízo de gosto na filosofia
O juízo de gosto na arte
Filosofia e arte
Kant e o sentimento do Belo
O materialismo histórico e a arte interessada
Para além do belo clássico
Categorias estéticas – feio, belo, sublime, trágico, cômico, grotesco, gosto, etc.
Reflexão sobre beleza entre os gregos, na Idade Média, no renascimento e no Mundo Contemporâneo
Prevenção ao Uso Indevido de Drogas
Enfrentamento à Violência na Escola
Direitos das crianças e adolescentes
O gosto como um fato social
Estética e sociedade
A estética moderna
O corpo e os aspectos sociais do surgimento da estética
Diversidade sexual
Filosofia e Ciência
Senso Comum e Ciência
O Método Científico
Revoluções Científicas
O Problema da Verdade
O que é a Verdade?
Possibilidades da Verdade
Prevenção ao Uso Indevido de Drogas
Enfrentamento à Violência na Escola
Direitos das crianças e adolescentes

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS

Considerando hoje fundamental a compreensão de conceitos como: Mito e filosofia, teoria do conhecimento, ética, filosofia política, filosofia da ciência e estética, a disciplina de Filosofia vem sendo repensada na atualidade pelos educadores devido a sua base de ensino, no qual o educando é visto como alguém que questiona sob vários pontos de vista. A finalidade de compreender o que essas idéias significaram para um dado momento, assim como as razões pelas quais algumas dessas idéias podem ser aceitas e outras rejeitadas.
O trabalho com os conteúdos da disciplina de Filosofia se dará em quatro momentos: a sensibilização, a problematização, a investigação e a criação de conceitos. Sensibilização: Onde passa a chamar atenção do estudante ao conteúdo, essa sensibilização pode partir de uma fábula, de uma poesia, pode partir de uma música ou de vídeos.
Problematização: Transformar o tema em problema a fim de buscar respostas, cria um desejo de buscar soluções.
Investigação: Os alunos buscarão respostas nos textos filosóficos de livros didáticos e textos complementares.
Conceituação: Recriar conceitos encontrados ou mesmos criar novos conceitos.
Os conceitos referentes à História e Cultura Afro-brasileira e Africanas entre outros conteúdos como a sexualidade, a prevenção ao uso indevido de drogas, educação fiscal, enfrentamento a violência na escola e educação ambiental.
Serão desenvolvidos trabalhos em grupo, questionamentos de idéias, opiniões, dúvidas, hipóteses dos alunos sobre os temas em debate, valorizando o conhecimento de cada um, fornecer novas informações e sobre elas propor questionamentos estimulando assim a troca de opiniões, e produção de textos, buscando desenvolver sentido de coletividade, desenvolver atividades com fontes de informações como: livros, filmes, trechos de filmes, programas de reportagem e imagens em geral (fotografias, slides, charges, ilustrações) revistas, fotografias, músicas; etc.

AVALIAÇÃO NO ENSINO DE FILOSOFIA

A avaliação é um processo que começa com a formação de objetivos e promove a elaboração de meios para alcançar resultados, gera interpretações dos resultados para saber em que nível os objetivos foram alcançados. Podemos perceber que a diversificação dos instrumentos está ligada à concepção de avaliação contínua e formativa visando a aprendizagem, a formação do aluno.
Deve-se avaliar a capacidade dos alunos em reformular questões de maneira organizada e estruturada, procedendo de forma sistemática com métodos determinados, procurando as raízes e encaminhando as diversas dimensões do “problema num todo articulado”.
O professor poderá avaliar o grau de inteligibilidade alcançada pelos alunos, no sentido de diagnosticar as dificuldades e intervir no processo para que possa atingir uma maior qualidade de reflexão, levando em conta a participação dos alunos em todas as atividades propostas, explanação oral, leitura e interpretação de textos, produção de textos, pesquisas bibliográficas, avaliações objetivas e avaliações descritivas.
A avaliação será diagnosticada numa relação professor-aluno, e está será com peso 10,0, sobre o domínio dos princípios do conhecimento filosófico: não só em termos de assimilação de conteúdos como também interpretação de texto e criação de conceitos, considerando, que os alunos mantêm ritmos e processos de aprendizagem.
Sempre que o educando não atingir um patamar mínimo de domínio, em casos de dificuldades de expressar idéias, de forma oral ou escrita será dada nova oportunidade ao aluno para recapitular todo o conteúdo e assim sanar suas dificuldades, caracterizando-se assim, como uma avaliação de cunho diagnóstico, isto é, contínua e reparadora de dificuldades.


REFERÊNCIAS

ARANHA, M. L. de A. Temas de Filosofia. São Paulo: Moderna, 1996.

ARANTES, P; MUCHAIL, S. T.(org.) A Filosofia e seu Ensino. Petrópolis, RJ: Vozes; São Paulo: EDUC, 1995.

CHAUI, M. Convite à filosofia. 13ª ed. São Paulo: Ática, 2004.

COTRIM, G. Fundamentos da Filosofia: Ser, Saber e Fazer. São Paulo: Saraiva, 1997.

PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Departamento de Educação Básica. Filosofia. Curitiba: SEED, 2008. ( Livro Didático Publico).

PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Filosofia. Curitiba, 2008.

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