segunda-feira, 4 de abril de 2011

O tição apagado

UMA REFLEXÃO PARA OS ALUNOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES

O Tição Apagado
É uma tarde fria na roça. Várias pessoas conversam em redor do fogão a lenha, na casa do seu Venâncio. O assunto passou da plantação para política e foi cair nos problemas religiosos da comunidade.
Após uma pequena pausa, em que se ouvia o crepitar da lenha no fogão, o Venâncio perguntou ao compadre Juventino porque não tinha ido para igreja no último domingo.
_ Ah! Compadre, estou perdendo o gosto de ir para igreja. Só se vê o que não presta e se escuta o que não se deve escutar. Prefiro rezar em casa mesmo.
Venâncio estava fumando um enorme cigarro de palha que se apagava a todo instante. Em dado momento acendeu o cigarro com o tição e, meio distraidamente, colocou-o fora da fornalha, longe dos outros tições.
A prosa continuou. Quando quis pegar o mesmo tição para reacender o seu palheiro, o tição estava apagado.
_ Ué! Por que este tição apagou?
_ Muito simples o motivo. Você o colocou fora do fogão. Sozinho, ele apaga mesmo – respondeu Juventino.
_Era aí onde eu queria chegar. Esse tição se conservava tão vermelho e tão quentinho quando estava no meio dos outros. Bastou ele se isolar para se apagar, pouco a pouco. Cada um de nós é tição ardente enquanto permanecemos unidos. Se inventarmos de viver separados, viramos pedaços de carvão.
O Juventino entendeu muito bem a lição...

VIVER UNIDOS , É VIVER PARTILHANDO DOS ANSEIOS, DAS FRUSTRAÇÕES, DAS DERROTAS E DAS VITÓRIAS . QUE JAMAIS FALTE O COMPANHEIRISMO. NÃO QUEIRAMOS SER UM TIÇÃO SOZINHO E APAGADO, MAS SIM, UM TIÇÃO ARDENTE!

Autor desconhecido

Professoras: Edith e Jociane

Nenhum comentário:

Postar um comentário