sábado, 23 de abril de 2011

Proposta Curricular de Geografia- Formação de Docentes

Colégio Estadual Barão do Cerro Azul

Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional



Proposta Curricular de Geografia- Formação de Docentes



Apresentação da Disciplina

A Geografia esteve presente de forma intrínseca, em todo o processo de evolução humana, adquirindo características diferenciadas decorrentes das necessidades sociais de cada período histórico.
Na antiguidade era descritiva baseada nas observações e no conhecimento empírico, destacava as características físicas da terra e a relação homem-natureza, posteriormente com o avanço nos saberes geográficos e da economia imperial, novos conhecimentos foram introduzidos aos estudos geográficos.
Já na Idade Média a supremacia da Igreja sobre o poder e o conhecimento, renega os avanços científicos da Geografia e a importância das conquistas territoriais, faz da Geografia um instrumento militar. Com o renascimento comercial e as grandes navegações marítimo-européias, a geografia volta a assumir um caráter descritivo, porém promove o desenvolvimento da cartografia e os temas geográficos tornam-se parte das indagações científicas.
Durante o séc. XIX, apoiadas pelas nações colonizadoras, surgem na Europa as sociedades Geográficas: a Escola Francesa e a Escola Alemã, onde Ratzel sistematiza a geografia dando a ela um caráter científico e uma preocupação com a relação sociedade-natureza. E no Brasil nessa época já se colocam algumas ideias sobre a descrição do território, sua dimensão e paisagens naturais.
Já em 1930 com o nacionalismo de Vargas, ela se torna uma disciplina escolar, assumindo, porém, um caráter enciclopedista e decorativo.
Com o militarismo, a geografia perde sua identidade, funde-se com a história dando origem a disciplinas como: Estudos Sociais, Educação Moral e Cívica e OSPB, voltadas para educação profissionalizante.
Nos anos 80, ocorre o desmembramento da disciplina Estudos Sociais e voltam a existir as disciplinas de Geografia e História.
Em 1990, a expansão do capitalismo e do neoliberalismo marca a ciência Geográfica, através da elaboração dos PCNS (Parâmetros Curriculares Nacionais).
Em 2003, buscando romper a dicotomia entre a Geografia Física e a Geografia Humana, iniciam-se as discussões e análises para a elaboração das Diretrizes Curriculares para o ensino da Geografia, ocasião em que a construção do espaço geográfico é compreendida como objeto fundamental do estudo da Geografia, considerando ser o resultado da relação e inter-relação homem-meio, surgindo assim uma Geografia Sócio-Ambiental. Ainda, torna-se necessário que a Geografia promova o conhecimento sobre as diferentes formas de construção do espaço, bem como a inter-relação entre as questões étnicas, culturais, sociais e políticas. Para tanto, ela faz uso de conteúdos estruturantes abordando a Geografia a partir da dimensão econômica, política, cultural, demográfica e socioambiental do espaço geográfico que norteiam os conteúdos básicos do aprendizado do aluno fundamentando-os numa perspectiva crítica em relação aos conceitos de paisagem, lugar, região, território, natureza e sociedade buscando assim atingir os objetivos da Geografia.
Os saberes escolares construídos na prática escolar pelo estudo dos conteúdos geográficos devem permitir ao educando o conhecimento do espaço local, a comparação dele com outros lugares ajudando a compreender melhor sua inserção territorial e cultural, contribuindo assim para a construção de uma identidade pessoal e comunitária mais ampla, permitindo que ele possa interferir nessa realidade de forma consciente. Observando suas transformações socioculturais e os avanços tecnológicos, valorizando as diversidades culturais, étnicas, sociais e ambientais existentes no seu meio, reconhecendo os seus direitos individuais e dos povos bem como seus deveres para o fortalecimento da democracia.
A construção do conhecimento geográfico permite ainda ao educando a análise, a discussão e o aprofundamento evitando uma visão superficial dos problemas reais do mundo, e permitindo assim a construção de uma cidadania planetária.

CONTEÚDO POR SÉRIE - 1ª SÉRIE

Estruturante: DIMENSÃO ECONÔMICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

Básico
 A distribuição espacial das atividades produtivas, a transformação da paisagem, a (re) organização do espaço geográfico do Paraná
 A formação, localização e exploração dos recursos naturais

Específico
- Dinâmica da natureza e sua alteração pelo emprego de tecnologias de exploração e produção
- Paisagens naturais – aspectos econômicos e turísticos
- Potencial econômico dos rios, oceanos, mares e lagos
-A economia do Estado do Paraná – Agricultura, pecuária, extrativismo, indústria, comércio, transporte e turismo

Estruturante: DIMENSÃO POLÍTICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

Básico

- A distribuição e a localização espacial das atividades produtivas, a transformação da paisagem, a (re) organização do espaço geográfico.

Específico

 Representação do espaço através da produção, análise, leitura e orientações cartográficas
 O espaço paranaense
 Localização geográfica do Paraná
 Administração política e administrativa do Paraná

Estruturante: DINÂMICA CULTURAL DEMOGRÁFICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

Básico.

- A formação e transformação das paisagens e a ação antrópica, contemplando as leis 10639/03 e 11645/08 referente a história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas.

Específico
 Ocupação e ação humana nas paisagens naturais
 Os aspectos humanos do Estado do Paraná
 População paranaense e a diversidade étnica e cultural
 Imigração e colonização
Estruturante: DIMENSÃO SOCIOAMBIENTAL DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

Básico
 A formação e transformação das paisagens, contemplando a lei 9795/99, referente a política nacional da educação ambiental.
 A dinâmica da natureza e sua alteração pelo emprego de tecnologias de exploração e produção do Paraná
Específico
-Os grandes domínios naturais
-Os domínios naturais originais e suas transformações pela ação antrópica
-Dinâmica climática
-Elementos e fatores do clima – massas de ar, frentes, classificação climática, El niño.
-Grandes paisagens naturais da Terra (em todos os aspectos – físico, humano, social, político e econômico).
-Regiões polares
-Regiões temperadas
-Regiões tropicais
-Regiões desérticas
-Regiões montanhosas
-Hidrografia – a importância das águas no espaço geográfico: oceanos, rios e lagos. (situar o Brasil dentro dessas regiões).
- Oceanos características gerais: temperatura, salinidade, ondas, marés, correntes marítimas, profundidade;
- Tipos de mares.
- Oceanos e seu potencial econômico e degradação de recursos.
- Ecossistemas marinhos.
-Canais oceânicos e estreitos
-Rios formação e utilização; -
- Tipos de regimes fluviais;
- Partes de um rio;
- Os rios e o clima;
- Os rios e o relevo;
-Bacia e rede hidrográfica;
 Potencial econômico e a degradação dos rios.
 Paraná – aspectos físicos: relevo, hidrografia, litoral, clima e vegetação e fauna.

CONTEÚDO POR SÉRIE - 2ª SÉRIE

Estruturante: DIMENSÃO ECONÔMICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

Básico
 As relações entre o campo e a cidade na sociedade capitalista
Específico
 Relação cidade – campo
 Interdependência e consequências geradas pelas relações cidade-campo
 Características da cidade e do campo
 Transformações recentes cidade-campo
 Urbanização
 Indústria, cidade e planejamento urbano
 Urbanização via industrialização
 Espaço agropecuário e o extrativismo brasileiro
 Recursos minerais e energéticos do Brasil
 A industrialização no Brasil
 Transportes brasileiros

Estruturante: DIMENSÃO POLÍTICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

Básico
 A formação e o crescimento da cidade, a dinâmica dos espaços e a urbanização recente
 Os movimentos sociais, urbanos e rurais, e a apropriação do espaço

Específico
- O que é uma cidade?
- Urbanização nos países Desenvolvidos e Subdesenvolvidos.
- A urbanização do espaço brasileiro
- Organização político administrativa e a divisão regional do Brasil
- Regiões geo. econômicas e regiões segundo do IBGE.
- Regiões metropolitanas do Brasil

Estruturante: DINÂMICA CULTURAL DEMOGRÁFICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO

Básico
 A formação e o crescimento da cidade, a dinâmica dos espaços e a urbanização recente
 Os movimentos sociais, urbanos e rurais, e a apropriação do espaço
 A evolução demográfica, a distribuição espacial da população e os indicadores estatísticos
 Os movimentos migratórios e suas motivações
 A mobilidade populacional e as manifestações sócio-espaciais da diversidade cultural, contemplando as leis 10639/03 e 11645/08 referente a historia e cultura afro-brasileira, africana e dos povos indígenas.
Específico
 População e produção do espaço geográfico
 Dinâmica e urbanização – Indicadores sócios econômicos da urbanização
-Taxas populacionais
-Natalidade
-Mortalidade
-Crescimento vegetativo
-Fecundidade
-Mortalidade infantil
-População mundial.
-Crescimento da população mundial (histórico)
-Teoria de Matos e o Neomalthusianismo
-Fases do crescimento populacional
-População absoluta e densidade demográfica
-Superpovoamento
-Explosão demográfica
-Os países que mais crescem
-Os formigueiros humanos
-Distribuição geográfica da população – fatores determinantes da distribuição populacional
- Fatores físicos ou naturais
- Fatores históricos
- Fatores econômicos
-Estrutura etária da população
-Distribuição da população por sexo e pirâmide etária
-Migrações populacionais
-Tipos de migrações
-Causas das migrações
-Consequências das migrações
-Migrações internacionais
-Globalização e as migrações
-Barreira aos imigrantes
-Migrações no Brasil e no Paraná
-População brasileira e paranaense: crescimento, formação étnica, distribuição e estrutura.
 Movimentos migratórios internos – brasileiros e paranaenses.
 Os meios de comunicação do Brasil

Estruturante: DIMENSÃO SÓCIOAMBIENTAL DO ESPAÇO GEOGRÁFICO
Básico
 Os movimentos sociais, urbanos e rurais, e a apropriação do espaço
 A formação e o crescimento da cidade, a dinâmica dos espaços e a urbanização recente, contemplando alei 9795/99, referente a política nacional da educação ambiental.
Específico
 A industrialização e os impactos sócios ambientais nos espaços urbanos e rurais
 Estrutura geológica e relevo brasileiro
 Hidrografia brasileira
 Espaço litorâneo brasileiro
 Dinâmica climáticas do Brasil
 Ecossistemas brasileiros

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS

Dentro da disciplina de Geografia os conteúdos específicos a serem trabalhados de forma crítica e dinâmica, de maneira que a teoria, a prática e realidade dos educandos sejam interligadas, em coerência com os fundamentos teóricos propostos, segundo as diretrizes curriculares da rede pública de educação básica do Estado do Paraná.
Tendo como sustentabilidade os conteúdos estruturantes: dimensão sócio-ambiental, dinâmica cultural e demográfica, dimensão econômica da produção do/no espaço e geopolítica; ampliando a abordagem dos conhecimentos específicos que dele são derivados, disponíveis em diferentes materiais didáticos.
Num contexto mais local a Geografia deve integrar em seus conteúdos e abordagens as especificidades locais direcionadas à população rural integrando a seus conteúdos os eixos da educação do campo.
Os problemas rurais e urbanos, a cultura e a identidade da população; a interdependência entre o campo e a cidade envolvendo questões agrárias e desenvolvimento sustentável bem como a organização política, os movimentos sociais e a cidadania considerando os conteúdos específicos relacionados a essas questões em cada nível de ensino.
O trabalho pedagógico envolverá a pluralidade étnica local, bem como abordará a cultura afro-brasileira, a africana e a indígena, e também os desafios educacionais contemporâneos: sexualidade, prevenção ao uso indevido de drogas, educação fiscal, enfrentamento à violência na escolar e educação ambiental, sempre que os conteúdos permitirem.
Os conteúdos serão abordados, especializados e tratados em diferentes escalas geográficas com uso da linguagem cartográfica – signos, orientação, convenções, e a realidade local e paranaense serão considerados sempre que possível.
Como forma prática da trabalhar em sala de aula, o professor poderá utilizar-se de:
Texto: preferencialmente utilizados como introdução, síntese ou leitura complementar. O aluno deve ser estimulado a ler além das palavras, contraporem ideias e compreender diferentes interpretações sobre um mesmo tema, analisando e argumentando.
Experimentos: não deve consistir apenas numa forma de constatação, mas sim de interpretação dos resultados obtidos e comparação com os previstos.
Visitas orientadas: as excursões devem ser preparadas com antecedência e o ambiente reconhecido. É necessária a elaboração de um roteiro de trabalho para a organização da pesquisa. É importante a discussão sobre a preservação do ambiente explorado, não sendo necessárias coletas sem propósito. Podem ser utilizadas ilustrações ou fotografias para documentar a expedição.
Debates: devem ser precedidos pelo domínio do tema proposto para que a argumentação seja significativa e possibilite a interação da turma através de júri simulado. Trata-se de uma excelente estratégia de ampliação do universo do aluno, devendo o professor selecionar aspectos relevantes ao assunto.
Aulas expositivas: através delas o professor transfere os conteúdos aos seus alunos. São muito úteis para fornecer informações prévias para um debate, jogo ou até experimento. Porém, serão adequadas se estiverem baseadas no diálogo, na participação efetiva dos alunos e na construção coletiva do conhecimento.
Recursos Tecnológicos: adequados quando utilizados como complementação ou introdução. Um filme, um software, uso da TV pen drive, utilização do laboratório de informática e internet, um slide ou uma música podem contemplar tanto a necessidade concreta quanto a cognitiva, uma vez que o aluno terá que estabelecer conexões com o conteúdo estudado e aprofundar suas relações.
Jogos: são caracterizados pelo cunho desafiador, estimulando os alunos à superação de um problema.
Pesquisas: solicitadas como complemento do tema estudado, para anteceder uma discussão. O professor orientará o aluno, desde as fontes bibliográficas até o objetivo da pesquisa, delimitando ao máximo o assunto, uma vez que a Geografia é caracterizada pela riqueza de informações e relações.
Projetos: em geral são executados por uma equipe, Avaliar-se-a desde sua organização até o resultado final. É uma estratégia mais elaborada, apresentando várias fases: seleção do assunto, elaboração de um pleno de trabalho, desenvolvimento do projeto e resultado final.
Aulas práticas: sua função maior é proporcionar autonomia ao aluno para analisar resultados e inferir conclusões, quando os mesmos são diferentes daqueles previstos, o que não significa que seja desnecessária uma orientação, um roteiro de trabalho ou relatório.

Para a incrementação das aulas com o objetivo de diversificá-las ao máximo poderão ser utilizadas estratégias tais como:
• Os assuntos serão organizados em momentos de estudo individual, grupos e trabalho coletivo;
• Leitura de gráficos variados;
• Uso de vídeos específicos com análise, discussão e interpretação de fatos;
• Trabalho com figuras ilustrativas, charges, mapas, etc.;
• Entrevistas, coletas e organização e utilização de dados;
• Leitura, produção e interpretação de textos;
• Análise e interpretação de letras musicais;
• Produção de paródias;
• Montagem de painéis;
• Técnicas de desenvolvimento da expressão oral;
• Palestras;
• Montagem de painéis;
• Apresentação de mini aulas e dramatizações;
• Produção de histórias em quadrinhos;
• Montagem de textos ilustrados e atividades lúdicas;
• Uso de diferentes fontes geográficas;
• Criação de peças teatrais


PROPOSTA PARA AVALIAÇÃO

A educação é um instrumento de transformação da prática social.
O aluno está se envolvendo numa realidade histórica e terá que ser capaz de transformá-la num processo de reelaboração constante e isto se fará gradativamente.
A Geografia tem como objeto de avaliação as transformações que se processam no espaço através do trabalho e a maneira como os homens organizam e produzem o espaço, ao longo do processo, o professor avaliará esses eixos de forma a diagnosticar se o aluno reelaborou seu saber, e se desenvolveu ou adquiriu novas habilidades.
A avaliação é um instrumento sinalizador do progresso do aluno em todos os seus domínios. Nesse sentido ela não pode ser encarada como resultado do aprendizado, mas sim como processo de sua construção, incidindo tanto sobre o aluno, como sobre a proposta de ensino. Dessa forma, deve ser coerente com a dinâmica de aprendizagem utilizada nas aulas, sem o que, passa a carecer de sentido prático.
A avaliação identifica a aprendizagem, assimilação de conceitos a partir da metodologia adotada pelo professor. A partir daí a sua aplicação exige o estabelecimento de prioridades, ou seja, do que se considera essencial dentre tudo o que ensina.
A finalidade da avaliação é ajudar os professores a planejar a continuidade dos trabalhos a serem desenvolvidos, ajustando ao ritmo dos alunos, certificar se o método adotado está surtindo resultados satisfatórios, buscar condições de superar obstáculos e desenvolver a autonomia.
A avaliação a ser feita tenderá a ser Diagnóstica e Formativa desenvolvida através de formas diversificadas, levando em consideração a participação ativa dos alunos em todas as circunstâncias, tais como:
• Argumentação oral;
• Resultados obtidos em exercícios, testes, trabalhos, pesquisas, experiências;
• Produção e interpretação de diferentes tipos de textos;
• Relatório descritivo de elaboração de experimentos;
• Relatórios de exibição de vídeo e pesquisas;
• Elaboração de painéis e textos ilustrativos;
• Produção de histórias em quadrinhos;
• Coleta e organização de informações;
• Análise, produção, interpretação e uso de recursos gráficos;
• Simulação de teste; provas;
• Análise e interpretação de letras musicais;
• Produção de paródias;
• Palestras;
• Resultados obtidos em dramatizações;
• Desenvolvimento de atividades lúdicas tais como: bingo, loteria geográfica, passa ou repassa júri simulado, etc.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ADAS, Melhem, Componente curricular: Geografia, Ed. Moderna, São Paulo, 2002.

ALMEIDA, L.Marina Alves; RIGOLIN, Tércio Barbosa, Geografia – Série Volume Único, Ed. Ática 2000.

COELHO, Marcos de Amorim e TERRA, Ligia, Geografia Geral – O Espaço Natural e Socioeconômico, Ed. Moderna, São Paulo, 2002.

CURRÍCULO Básico para a Escola Pública do Paraná, Curitiba, 1990.

DIRETRIZES Curriculares de Geografia para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, Curitiba, 2008.

KAERCHER, Nestor André, Geografia em sala de aula, práticas e reflexões, Ed. UFRGS, 4ª edição Porto Alegre.

LUCCI, Elian Alabi, Geografia O Homem no Espaço Global, 3ª ed., Editora Saraiva, 1998.

LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro; MENDONÇA, Cláudio; Geografia Geral e do Brasil – Ensino Médio, Ed, Saraiva 2003.

PARANÁ. Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Barão do Cerro Azul. Cruz Machado, 2008.

SENE, Eustáquio de; Moreira, João Carlos; Coleção Trilhas da Geografia, Editora Scipione, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário