segunda-feira, 4 de abril de 2011

Plano de Trabalho Docente - Modernismo


Colégio Estadual Barão do Cerro Azul - Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional.

Plano de Trabalho Docente – Formação de Docentes

Língua Portuguesa – 3ª. série A Professora: Milene Marczal Duração: 05 aulas

Tema: Modernismo

Objetivos :
• Identificar o momento histórico;
• conhecer as características da 1ª fase do Modernismo;
• conhecer revistas e os manifestos;
• conhecer poemas em língua coloquial;
• identificar os aspectos formais de poemas;
• discutir a produção literária do período.

Desenvolvimento
Estudo do texto:

Início do século XX: apogeu da Belle Époque.
A sociedade é composta de burgueses comportados, tranquilos, contando seus lucros. ´
O capitalismo monetário gera a industrialização e o neocolonialismo. Porém, a massa faz reivindicações e greves. Há no ar a ameaça do Socialismo.
O progresso científico é alcançado: eletricidade, motor a combustão; automóvel, avião; telefone, telégrafo. É o mundo da máquina, da informação, da velocidade. Nos grandes centros comerciais do país, as pessoas deslumbram-se com concreto armado: “arranha-céu”. Primeira Guerra Mundial e Revolução Russa.
A Literatura e as Artes Plásticas pregam a abolição de todas as regras impostas pelo passado. Nada de modelos a seguir.
A Arte agora é Moderna, inquieta. A ordem é recomeçar, rever, reeducar, chocar, buscar o novo: multiplicidade e velocidade, originalidade e incompreensão, autenticidade e novidade. Vanguarda - estar à frente, repudiar o passado e sua arte. Abaixo o padrão cultural vigente.
Imaginaram esse mundo novo?
O modernismo brasileiro foi um amplo movimento cultural que repercutiu fortemente sobre a cena artística e a sociedade brasileira na primeira metade do século XX, sobretudo no campo da literatura e das artes plásticas. Comparado a outros movimentos modernistas, o brasileiro foi desencadeado tardiamente, na década de 1920. Este foi resultado, em grande parte, da assimilação de tendências culturais e artísticas lançadas pelas vanguardas europeias no período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial, tendo como exemplo do Cubismo e do Futurismo, refletindo, então, na procura da abolição de todas as regras anteriores e a procura da novidade e da velocidade. Contudo, pode-se dizer que a assimilação dessas ideias europeias deu-se de forma seletiva, rearranjando elementos artísticos de modo a ajustá-los às singularidades culturais brasileiras. Considera-se a Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo, em 1922, como ponto de partida do modernismo no Brasil. Porém, nem todos os participantes desse evento eram modernistas: Graça Aranha, um pré-modernista, por exemplo, foi um dos oradores. Não sendo dominante desde o início, o modernismo, com o tempo, suplantou os anteriores. Foi marcado, sobretudo, pela liberdade de estilo e aproximação com a linguagem falada, sendo os da primeira fase mais radicais em relação a esse marco. Didaticamente, divide-se o Modernismo em três fases: a primeira fase, mais radical e fortemente oposta a tudo que foi anterior, cheia de irreverência e escândalo; uma segunda mais amena, que formou grandes romancistas e poetas; e uma terceira, também chamada Pós-Modernismo por vários autores, que se opunha de certo modo a primeira e era por isso ridicularizada com o apelido de neoparnasianismo.



Primeira geração (1922-1930)
A Primeira Fase do Modernismo foi caracterizada pela tentativa de definir e marcar posições, sendo ela rica em manifestos e revistas de circulação efêmera. Havia a busca pelo moderno, original e polêmico, com o nacionalismo em suas múltiplas facetas. A volta das origens, através da valorização do indígena e a língua falada pelo povo, também foram abordados. Contudo, o nacionalismo foi empregado de duas formas distintas: a crítica, alinhado a esquerda política através da denúncia da realidade, e a ufanista, exagerado e de extrema direita. Devido à necessidade de definições e de rompimento com todas as estruturas do passado foi a fase mais radical, assumindo um caráter anárquico e destruidor. Um mês depois da Semana de Arte Moderna, o Brasil vivia dois momentos de grande importância política: as eleições presidenciais e o congresso de fundação do Partido Comunista em Niterói. Em 1926, surge o Partido Democrático, sendo Mário de Andrade um de seus fundadores. A Ação Integralista Brasileira, movimento nacionalista radical, também vai ser fundado, em 1932, por Plínio Salgado.
Principais autores: Antônio de Alcântara Machado (1901-1935) Cassiano Ricardo (1895-1974) Guilherme de Almeida (1890-1969) Juó Bananére (1892-1933) Manuel Bandeira (1886-1968) Mário de Andrade (1893-1945) Menotti del Picchia (1892-1988)
Oswald de Andrade (1890-1953) Plínio Salgado (1895-1975) Raul Bopp (1898-1984) Ronald de Carvalho (1893-1935)

Após o estudo do texto encaminhar ao laboratório de informática para, em grupo realizem uma pesquisa:
• Pesquisa sobre as Revistas e Manifestos produzidos durante a 1ª fase do Modernismo, cada grupo ficará responsável por apresentar à classe um dos tópicos do roteiro: Nome da revista/manifesto , duração , proposta , escritores envolvidos e frase curiosas.
• Revista Klaxon — Mensário de Arte Moderna (1922-1923) – utilizar cartaz de pregas
• Manifesto da Poesia Pau-Brasil (1924-1925) utilizar álbum seriado
• Verde-Amarelismo ou Escola da Anta (1926-1929) utilizar cartaz
• Manifesto Regionalista de 1926 utilizar TV pen drive
• Revista de Antropofagia (1928-1929) utilizar flanelógrafo
• Após realizar diversas atividades de análise de texto, a partir do livro didático.
• Revisão


Avaliação
• Observar o envolvimento, responsabilidade e crescimento dos alunos durante a realização das atividades, a coerência ao tema proposto, oralidade (individual) , utilização do material didático.
• Prova objetiva com 10 questões sobre o tema estudado. Peso 10

Referências:
Português Linguagens, William Roberto Cereja – Thereza Cochar Magalhães, Editora Saraiva, 2005, SP
Proposta Curricular de Língua Portuguesa- Colégio Estadual Barão do Cerro azul
Literatura sem segredos – Clenir Bellezi de Oliveira, Volume 2; Escala Educacional,2007, SP
http://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/BaleianaRede/Edicao06/5b_O_Barulhodarua_e_o_Guesa.pdf
http://3.bp.blogspot.com/_CY628ty-pRw/S30JOGW3TYI/AAAAAAAAFac/9Edsv7_0Hy4/s1600-h/telas14.jpg
http://www.mundoeducacao.com.br/literatura/vanguardas-europeias.
http://www.grupoescolar.com/materia/vanguardas_europeias.html
http://www.meuartigo.brasilescola.com/literatura/vanguardas-europeias-expressionismo.htm
Disponível em: http://www.cervantesvirtual.com/servlet/SirveObras/46893842115461617422202/p0000003.htm
http://lpniceia.wordpress.com/leitura/
http://lobato.globo.com/misc_zebrasil.asp
http://www.vestibular1.com.br/enem/aulas/literatura/pre_modernismo.pdf
http://www.mundocultural.com.br/index.asp?url=http://www.mundocultural.com.br/literatura1/pre-modernismo/aanjos.htm

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